Serra do Cipó, Minas Gerais, Brasil

terça-feira, 2 de dezembro de 2014

Mulherada mandando bem!!

Campeonato Brasileiro de Dificuldade 2014 ABEE - Associação Brasileira de Escalada Esportiva, realizado na Casa de Pedra em São Paulo, no dia 29 de novembro de 2014.



Gostaria de parabenizar  todos os competidores, mas principalmente essas meninas que escalam muito!!!!




Parabéns meninas!!!



Campeãs no pódio! Foto: Matteo Maffizzoli



1º lugar: Bianca Castro, Rio de Janeiro

"Durante todo este ano, eu me dediquei nos treinos para evoluir na minha escalada. Os objetivos do ano foram a preparação para as minhas férias, quando fui para Red River Gorge (EUA), e o Campeonato Brasileiro de Dificuldade, organizado pela Associação Brasileira de Escalada Esportiva - ABEE, da qual eu faço parte e ajudei na fundação junto com Janine Cardoso, Alexandre Cardoso, Thaís Makino, Raphael Nishimura e Neudson Aquino. Como consequência dessa preparação, obtive ótimos resultados na rocha (consegui encadenar meu primeiro 10b), fui campeã carioca de dificuldade e, neste último final de semana, consegui ganhar o Campeonato Brasileiro. Estou muito feliz com a minha performance na escalada este ano, o que serve de motivação para continuar treinando!
Quero agradecer muito às marcas que me apóiam: Camp, Cassin, Deuter, Edelweiss, Evolução, Five Ten, Sapo Agarras e Verticale"


Bianca na final - Foto: Matteo Maffizzoli

Bianca na final - Foto: Matteo Maffizzoli


Bianca na final - Foto: Fernando Lessa





2º lugar: Janine Cardoso, São Paulo

Escaladora já bem conhecida no Brasil e no mundo!! Espero contar com seu depoimento em breve!


Janine na final - Foto: Jaime Jacynycz




3º lugar: Patrícia Antunes, Belo Horizonte

”2014 foi um ano bem movimentado pra mim não só na escalada, mas em outras áreas da minha vida também. A mudança de emprego e profissão foi um momento bem agitado e complicado. A readaptação é sempre dolorida e confusa. Até conseguir conciliar horários, tarefas e atividades foi bem complexo. Os treinos foram ficando menores e mais exaustivos por conta do cansaço físico e mental. Para piorar foi rolando aquela desmotivação. Haja ânimo e energia para continuar.
Mas lá no fundo eu sabia que era só uma fase. Que minha paixão pela escalada não havia acabado, só adormecido e que todo aquele pesadelo seria passageiro. Não tão passageiro como planejei, foram alguns meses arrastados, bem difíceis. Mas quando consegui compreender que meu corpo precisava daquele tempo para se recuperar e voltar a ter vontade de treinar ficou tudo muito menos cansativo e estressante.
Aos poucos os treinos foram retomados e engrenando. Tudo foi tomando forma. Tive ajuda de vários parceiros, profissionais da área de saúde e atividade física, o que me ajudou demais. O Pilates (minha parceira é a Profa. Flávia Petri e a Ativar Stúdio Pilates) foi um dos principais refúgios que encontrei. Foram momentos de autoconhecimento e inteiração comigo mesma. Super importante para a  recuperação. A Nutrição, também parte da minha vida pessoal, foi melhorando aos poucos, retomando a disciplina (minha parceira e Nutricionista Gaby Bolzan merece todo o crédito). E por fim o meu CT, a Rokaz Academia de Escalada, que sempre me acolheu de portas abertas (pra não dizer escancaradas rs) com toda estrutura necessária e profissionais totalmente integrados com minha rotina, sempre dispostos a ajudar.
A última barreira, e talvez tão difícil quanto a desmotivação, foi o quesito financeiro. Pelo fato de ter mudado minha área de trabalho acabei ficando um pouco descapitalizada. E como todo mundo sabe o patrocínio através de verba no Brasil ainda não é uma realidade para todos, logo fica bem complicado arcar com todas as despesas para participar de um campeonato. De cara já não tive como participar do campeonato da North Face que rola todo ano no Chile, em Santiago. Há dois anos vinha participando e melhorando a minha performance no evento. Foi difícil aceitar que não teria como dessa vez. Mas o que foi bom por um lado, pois no Brasil tivemos um ano movimentado em termos de competições e isso ajudou a minimizar a sensação de pesar por não ter ido pro Chile. E para melhorar, nas 8 competições que participei obtive bons resultados, pegando pódio em todos eles! Saldo super positivo!!!

Ao todo foram 8 competições, todas nesta ordem:          
1ª) 1º campeonato de Boulder da academia Tropical de Altitude, em Itanhandu/ MG (1º lugar)
2ª) Abertura da Temporada de Montanhismo do RJ e Campeontao Brasileiro/ CBME (1º lugar)
3ª) Festival Moquiwa de escalada, BH/ MG, Moquiwa Escalada (2º Lugar)
4ª) Festival de Escalada da Tórtons, BH/ MG, Academia Tórtons (2º lugar)
5ª) Campeonto Brasileiro de Boulder, em Brasília/ DF, ABEE (2º lugar)
6ª) Campeonato de Escalada UAI, Uberlândia/ MG, Vertical Escalada (3º Lugar)
7ª) Rokaz Bloc, BH/ MG, Rokaz Academia de Escalada (3º Lugar)
8ª) Campeonato Brasileiro de Dificuldade, São Paulo/ SP, ABEE (3º Lugar)

O último campeonato foi esse final de semana em São Paulo, na casa de Pedra. Nunca havia ido à academia, foi uma ótima oportunidade de conhecer! O evento foi muito divertido. Os organizadores estão de parabéns! Tudo muito bem planejado. A estrutura estava excelente. Foi uma interação muito legal entre atletas e o staff. Fui muito bem recebida e orientada! A final foi um show. Além dos escaladores brasileiros que escalaram muito e mostraram a força do esporte no Brasil, pude assistir a belíssima apresentação do Escalador Austríaco Davi Lama, que participou como convidado. Ele flutuou na via da final masculina com muita leveza e técnica. Fiquei impressionada!
Foram momentos incríveis, de muita diversão e escalada deliciosa nas vias montadas pelo Rout Sette Belê! Já estou ansiosa para 2015!“



Patrícia na Semifinal - Foto: Pedro Nasser

Patrícia na final - Foto: Laura Volponi








Parabéns meninas mais uma vez, parabéns ABEE e Casa de Pedra pelo evento e que venham mais!!


Casa de Pedra:

ABEE - Associação Brasileira de Escalada Esportiva






Nenhum comentário:

Postar um comentário